Notícias

AGORA É LEI! Todo posto precisa ter um medidor eletrônico em seus tanques de combustíveis. A obrigatoriedade imposta pelo Ministério do Trabalho tem como objetivo levar mais segurança para os clientes e funcionários do negócio. Postos que ainda não se adequaram a norma, tem até setembro de 2023 para fazer a instalação.

Os gestores responsáveis pela administração de um posto de combustíveis devem estar sempre atentos aos tanques subterrâneos de combustível. O cuidado com eles é de vital importância para garantir a segurança do local, evitar vazamentos, ter um controle eficiente de estoque e impedir despesas causadas pelo mau uso dos equipamentos.

Conheça todas as vantagens de implementar um medidor de tanque que se integra ao sistema para postos de gasolina.

Vantagens dos medidores de tanques eletrônicos

1 – Precisão e monitoramento em tempo real

Os medidores eletrônicos de tanques são altamente precisos na medição dos níveis de combustíveis. A substituição é necessária já que os analógicos tradicionais são, muitas vezes, passiveis de imprecisões e erros de leitura.

Além disso, os modelos eletrônicos permitem o monitoramento em tempo real do nível de combustível. Eles fornecem informações atualizadas sobre a estoque, o que é especialmente útil para ter um melhor controle e conseguir entrar em contato com o fornecedor em tempo hábil para prevenir o desabastecimento, o que gera um impacto significativo na sua empresa.

2 – Eficiência operacional

Fraudar um sistema eletrônico é mais difícil, e por incrível que pareça essa prática é muito comum. Quando chega uma mercadoria para loja de conveniências é muito simples conferir se os itens estão de acordo com a nota fiscal. No entanto, mensurar um volume líquido é mais complicado, de maneira que muitos gerentes relatam inconsistências entre o valor registrado e o entregue.

A integração dos medidores de tanque com sistemas para postos de combustível é a melhor maneira de identificar esse tipo de inconveniente e solucioná-lo rapidamente.

3 – Maior segurança

Os medidores eletrônicos também podem detectar vazamentos de combustível de forma mais rápida e eficiente. Eles são capazes de identificar flutuações anormais no nível de combustível, o que pode indicar um vazamento, permitindo que ações corretivas sejam tomadas imediatamente.

Além disso, a depender do modelo, os aparelhos podem fornecer recursos de segurança adicionais. Dentre os exemplos estão a detecção de tentativas de adulteração ou roubo de combustível. Alguns modelos possuem sensores de violação que emitem alertas em caso de manipulação indevida do tanque.

Contaminações também são identificadas com rapidez, sendo muito mais rápido efetuar a correção, reduzindo os riscos de entregar ao cliente um produto que não condiz com as normas técnicas e padrões legais.

4 – Redução de gastos

Os gastos devido à má gestão são imensos, podendo até ser a causa da falência de uma empresa. Com postos de combustível a situação pode ser ainda mais crítica. Os itens mais importantes do seu estabelecimento são derivados do petróleo, de maneira que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente, quando não manuseados corretamente.

Os vazamentos são combatidos com muito mais eficiência, evitando que você entre em pendência com a justiça e precise pagar multas enormes para reparar os danos. Eles podem ocorrer por diversos motivos, e os medidores são capazes de notar variações anormais no tanque, fazendo com que uma investigação possa ser conduzida com mais agilidade, e resolvendo o problema em pouco tempo. Isso evita desperdício do produto e impactos negativos ao meio ambiente.